Thursday, June 14, 2007

Algumas pequenas coisas que podemos fazer



  • O Vidro

Comece com uma reciclagem básica:
A maneira mais simples para se começar a reciclar vidro doméstico é conseguir algumas latas de lixo, de modo que possa separar o vidro dos outros materiais. Se preferir, reserve um lugar para as garrafas e potes de vidro, dentro ou fora de casa. Por exemplo, reserve num armário uma caixa ou prateleira para as garrafas e potes de vidro, compre um engradado próprio para guardar garrafas vazias. Retire as tampas de metal ou plástico do gargalo. Mas, se preferir ou for mais fácil para si, deixe os rótulos de papel.
A lavagem das garrafas usadas é recomendável, mas não indispensável. Cuidado apenas para não atrair insectos indesejáveis.
Depois de ter um lugar para guardar o vidro, a sua tarefa não lhe tomará mais de quinze minutos por semana.

RESULTADOS:
Todo o vidro que guarda para reciclar é efectivamente reaproveitado para a produção de vidro novo. O emprego de vidro reciclado significa menor consumo de recursos naturais. Apesar da areia ser matéria-prima abundante, é indispensável peneirá-la e transportá-la, o mesmo acontece com os demais produtos que entram na composição do vidro. Os processos de fabricação gastam energia e geram grande quantidade de detritos industriais. É possível alcançar uma redução de 80% dos detritos empregando-se, na produção de vidro, 50% de vidro reciclado.

No comments: